Você está aquí: Home > Casos de Estudo > Ceará - Brasil

Casos de Estudo

UTE MPX – Central Termo-Elétrica do Pecém – Pecém, CE – Brazil


Cliente: Brasfond Fundações Especiais S/A.
O Projeto de construcção desta Central Termo-Elétrica incluia a escavação de 6 areas de 3000m2 e a execução de 1270 estacas com 1000mm de diâmetro e profundidades entre 10 e 18 metros. Utilizaram-se tubos guia de 4 metros para iniciar as perfurações. Este Projeto envolveu 4 máquinas de perfuração e 3 gruas auxiliares produzindo uma média de 15 estacas por dia. Uma vez que a área era bastante considerável foi possível montar duas centrais de fluido com características ideais. A obra foi executada numa zona turística de praias e reserva ecológica com frequentes inspecções garantindo a aplicação da legislação ambiental brasileira. O sistema G3 foi aprovado para utilização na obra após ensaios no local.

O desafio


  • A integridade das estacas verificada por ensaios Cross-Hole
  • Empreiteiro geral exigiu uma produção diária de 12 estacas
  • Empreiteiro geral exigiu que o fluido de estabilização antes da concretagem tivesse teor em areia inferior a 3%.
  • O encastramento de 1 a 3 metros em Gnaisse alterado provocava o levantamento de areias de granulometria fina e a sua suspensão no fluido
  • O período de desarenação exigido inferior a 15 minutos devido ao ritmo de produção
  • A Agência Brasileira para o Ambiente impôs regras bastante restritivas e constante monitorização para garantir a protecção do meio ambiente de uma região de potencial turístico elevado
  • O Projeto define 7 ensaios de carga em estacas de serviço

Benefícios


O sistema G3 foi seleccionado devido à vizinhança de uma reserva ecológica de elevado valor ambiental.

Qualidade


Os padrões de qualidade para as estacas foram garantidos por uma monitorização apertada. Como resultado dessa metodologia os teores de areia médios antes de betonar situaram-se entre 0,5% e 1%. Os ensaios do tipo Cross Hole confirmaram a elevada qualidade das estacas executadas. Os ensaios de carga atingiram 720t, valores bem acima dos 360t de capacidade de carga de serviço pretendida, e ainda assim, sem recorrer à capacidade de carga de ponta.

Produção


Foi possível atingir elevados ritmos de produção e padrões de qualidade com o sistema G3, e com ocasionais aplicações de SuperDSand Limpeza para baixar as densidades de trabalho do fluido de volta para 1,00g/cm3.

O sistema G3 manteve as áreas de trabalho limpas durante todo o Projeto, garantindo elevada produção quando comparado com bentonita ou entubamento metálico. A utilização de métodos de desarenação próprios do Sistema G3, por oposição aos métodos mecânicos tradicionais, permitiu a montagem das armaduras imediatamente após o término da escavação, levando à diminuição do ciclo de produção de cada estaca e aumentando a produção. O sobreconsumo de concreto registou sempre valores abaixo de 12%.

Com a aplicação de Polymud observou-se

  • Áreas de trabalho limpas sem derrames de fluido para a vizinhança
  • Produção mais elevada quando comparada com bentonita ou entubamento metálico
  • Teores de areia muito baixos (0,5% a 1,0%)
  • Sobreconsumos de concreto abaixo de 12%
  • Eliminação do fluido sem impacte no meio ambiente
  • Ensaios de carga efetuados resultaram no cumprimento de todos os requisitos
  • A Agência Brasileira para o Ambiente, após ensaios, permitiu a utilização do sistema G3 na execução do Projeto

Alteração de entubamento integral recuperável para Sistema G3 triplica a produção